A pesquisa de marketing constitui um instrumento essencial para conhecer o comportamento futuro do consumidor.

Esse conhecimento é indispensável para que o executivo possa tomar suas decisões com menor grau de incerteza.

Por exemplo, para planejar um novo centro comercial, os promotores da empresa deverão pesquisar as motivações dos consumidores, para criar um espaço atraente e que produza autêntico impacto, especialmente entre os jovens.

A pesquisa de marketing, também chamada pesquisa comercial ou pesquisa de mercado, é definida como o conjunto de técnicas destinadas a obter informação objetiva sobre os fatos do processo de comercialização de um produto, para que o executivo ou diretor de uma organização possa analisar estes dados e possa tomar decisões com um grau menor de incerteza.

Analisando o conteúdo dessa definição, destacam-se os seguintes traços principais.

  • Conjuntos de técnicas.

Significa que são necessárias algumas ferramentas para obter a informação.

Essas técnicas aplicam-se ao objeto de pesquisa, que é sempre o consumidor.

  • Informações objetivas.

Os dados a serem obtidos, e que depois serão analisados para que permitam extrair conclusões e estabelecer o diagnóstico de um problema, devem ser totalmente neutros.

A necessidade de obter informação exige a utilização de um método científico, único meio de poder alcançar os objetivos estabelecidos.

A informação poderá adotar diferentes formas, mas sempre terá a característica de não ser subjetiva e procederá de amostragens realizadas a partir de indivíduos representativos de determinados grupos de população.

  • Processo de comercialização.

A pesquisa comercial afeta todo tipo de problemas relacionados com a distribuição, a comunicação, a promoção, a publicidade, a compra e o consumo do produto.

Por conseguinte, dependendo do estágio de processo em que surgem os problemas, será necessário um tipo ou outro de informação.

  • Decisões menos incertas.

Significa que a pesquisa comercial é um instrumento de ajuda para a tomada de decisões.

Nesse sentido, convém assinalar que fazer um estudo não implica eliminar o problema, já que este subsistirá; simplesmente permite diminuir o risco do erro.

A crescente popularização da informática representou um salto qualitativo na aplicação das técnicas da pesquisa de marketing, ao permitir o processamento de enormes quantidades de dados, que põem a descoberto novas relações entre os aspectos desconhecidos do comportamento do consumidor.

Leia mais em: 

Fonte: José M. Ferré Trenzano – Professor da Escola de Administração de Empresas de Barcelona e Diretor da Divisão de Consumo da Henry Colomer S/A e da Haugron Cientifical.