Existem diversas definições de marketing, que diferem tanto em seu alcance quanto em seu conteúdo.

O conhecido escritor, especializado em temas de direção de empresas, Peter Drucker, propôs uma definição bastante ampla: “…marketing é a empresa em seu conjunto, considerada do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do cliente”.

Há outras definições mais pedantes: “Marketing são todas as atividades relacionadas com as mudanças de propriedade e posse de bens e serviços”; e “Marketing é o processo de descoberta das necessidades ou desejos (físicos, intelectuais, emocionais) do mercado; de sua materialização em produtos, serviços ou imagens; de conversão da demanda latente destes numa determinada resposta, a qual pode revestir-se de várias formas; mudanças de atitude, compras, contribuições, desejos, etc”. 

Conteúdo e desenvolvimento de uma estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing deve começar por certas avaliações explícitas do macro ambiente, dos fatores favoráveis e desfavoráveis, das oportunidades e das dificuldades.

Posteriormente se procederia à análise do mercado e das situações competitivas, dos serviços e produtos oferecidos pelos competidores, dos mercados servidos e das tecnologias disponíveis.

Esta análise deveria incluir: as vendas e os lucros de cada produto, especificados segundo as categorias mais relevantes durante os últimos períodos; a capacidade e os planos da empresa de aumentar seu poder e reduzir seus pontos fracos; as prioridades e restrições do planejamento.

A seguir, figurariam as previsões da procura total e das vendas da empresa, juntamente com uma exposição dos objetivos e metas, as estratégias e os programas, e os recursos financeiros disponíveis.

Por último, o plano estratégico incluiria os programas de ação e de seguimento e os planos alternativos. 

Recursos para uma estratégia

Não é fácil desenvolver uma boa estratégia de marketing.

Os conhecimentos teóricos e um minucioso planejamento são elementos necessários, mas não suficientes.

A execução da estratégia planejada exige estas quatro virtudes do diretor de marketing:

1. Dispor dos conhecimentos suficientes para poder analisar conscienciosamente as características do mercado.

2. Contar com a suficiente dose de lógica e imaginação para desenvolver esquemas conceituais utilizando tais conhecimentos.

3. Saber interpretar a gradação de significados evidenciados pelos métodos de investigação do mercado, sempre imperfeitos.

4. Disposição de transferir para o futuro os lucros presentes, mediante uma política de pesquisas e desenvolvimento. 

O desenvolvimento de uma estratégia de marketing exige a organização de alguns circuitos que canalizem a enorme quantidade de informação que a empresa tem que manejar (pesquisa de mercado, estudo do produto, resultado das ações empreendidas etc.). No esquema, o fluxo de informação no caso de um fabricante de produtos enlatados.

Leia mais em:

Fonte: Harry L. Hansen Doutor em Marketing pela Universidade de Harvard e Catedrático na Harvard Graduate School of Business Administration.