A tarefa da direção geral é um processo global.

Nenhuma técnica pode ignorar a necessidade de dirigir de forma integrada todos os elementos que dizem respeito à eficácia da empresa.

A ação estratégica de uma empresa inclui o questionamento dos pressupostos em que se baseiam as estratégias das outras empresas do mesmo setor, visando a alterá-los para obter vantagens competitivas. 

Isto exige que sua direção conheça, em profundidade e extensão, as forças que determinam a intensidade da concorrência no seu setor industrial.

A essência da função empresarial é a obtenção de uma posição competitiva vantajosa e sustentável para a empresa.

Alcança-se esta posição mediante um processo de adaptação da empresa às mudanças socioeconômicas do ambiente em que opera, especialmente aquelas geradas pelos concorrentes.

O objetivo da direção geral é tanto criar e manter as condições organizacionais necessárias para que a empresa seja capaz de detectar as mudanças e adaptar-se a elas, como o dispor da capacidade para empreender as mudanças que a favoreçam.

Para obter uma melhor posição competitiva, não basta formular a estratégia adequada.

É preciso pô-la em prática.

Leia mais em:

Fonte: Joan-David Grima TerreDoutor em Ciências Econômicas e Ciências Empresariais, pela Universidade Autônoma de Barcelona e Consultor Sênior da McKinsey & Company (Espanha).