A gestão de materiais e o controle dos estoques, que a empresa acumula em vista de uma demanda futura, constituem hoje motivo de inquietação no mundo empresarial, visto que os estoques de materiais representam uma das parcelas mais importantes do investimento.

O principal problema da gestão de materiais nas empresas de laminados de aço, é projetar uma política de estoque que preveja a demanda futura e responda às necessidades de cada situação.

Um dos temas centrais no campo da administração de empresas, tanto ao nível dos grandes fabricantes e dos distribuidores, como dos varejistas e dos pequenos comerciantes, é o da gestão dos materiais e o controle dos estoques.

Entendem-se por estoques os produtos, componentes e recursos materiais que não se utilizam na empresa em determinado momento, mas existem em vista de futuras necessidades.

A gestão dos estoques ou inventários é uma das tarefas básicas da direção das empresas industriais.

Os estoques representam geralmente um dos maiores investimentos que a empresa efetua e seus custos de manutenção com frequência se situam em torno de 30% ao ano.

Uma ligeira melhoria em sua gestão em muitos casos é equivalente a um incremento substancial das vendas.

Leia mais em:

Fonte: Jaime Ribera Segura – Master of Sciences e PhD in Operations Research, pela Universidade da Flórida. Professor no IESE.